sexta-feira, 2 de julho de 2010

Evangelho da Semana

Toda semana você acompanhará na coluna de Liturgia, o Evangelho do Domingo, com comentários do Diácono Reginaldo Ghergolet. Nesta semana, veja o texto de MT 16, 13-19 referente ao dia 04 de Julho.

Evangelho - Mt 16,13-19





Solenidade de São Pedro e São Paulo





“A fé de Pedro é a fé de toda a comunidade cristã”





Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus:

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus!"

- Palavra da Salvação. – Glória a vós Senhor!

Diác. Reginaldo comenta:

Celebrar a solenidade de São Pedro e São Paulo é celebrar os pilares do cristianismo. Pedro representa a instituição Igreja e o fundamento da fé de todos os cristãos. Paulo representa o carisma missionário e a abertura ao Espírito que leva a salvação a todos os povos.





Vivemos em uma época de muitas propostas religiosas e de muitos interesses relacionados à religião. O Evangelho dessa semana nos ajuda a fixarmos nosso olhar no essencial e a não divagarmos na diversidade de propostas oferecidas pelo mundo.





O Evangelista Mateus apresenta a justiça de Deus e quer representar Jesus como o realizador de toda essa justiça. Como hoje, naquele tempo havia muita discrepância com relação à vinda do Messias e sua missão. Esse trecho do Evangelho é o centro da narrativa de Mateus e vem ajudar a humanidade a compreender Jesus e sua missão.





Mateus coloca Jesus e seus discípulos na cidade de Cesaréia de Felipo. Região importante onde moravam os principais líderes políticos daquela época. É a cidade do poder temporal na qual muitos acreditavam que o messias iria reinar para dominar o mundo. É nesse lugar que Jesus experimenta o conhecimento de seus discípulos perguntando o que o mundo falava de sua pessoa.





A resposta é meio confusa. O mundo não sabe realmente quem é Jesus. Confundem com João Batista, com Elias, Jeremias ou com qualquer outro profeta. É a visão deturpada que ainda hoje perdura sobre Jesus. O mundo ainda não compreendeu sua missão e o apresenta com variadas formas de acordo com o interesse de cada denominação. Para uns ele é o curandeiro, para outros é aquele que vai resolver todos os problemas financeiros e para outros ainda, é aquele que vai trazer a “grande vitória” para esse mundo. A lista continua, mas é melhor pararmos por aqui.





O mundo ainda não compreendeu quem é Jesus, por isso a mensagem de Mateus é ainda importante. O questionamento em segundo plano passa ao nível pessoal” e vós, que dizeis que eu sou??”. A resposta agora é pessoal e para retê-la é preciso ter intimidade com Jesus. Pedro havia caminhado com o Mestre e o tinha visto realizar toda a justiça no mundo. Dá testemunho do que viu e sua resposta brota desse testemunho e é o fundamento para todo o cristianismo. “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” Mt 16,16.





Pedro é um homem como os outros, mas viveu a proximidade com Jesus e percebeu sua justiça, por isso é capaz de compreender sua verdadeira missão. O fato não termina ai, Pedro é chamado a ser testemunha disso tudo no mundo. É chamado a ser fundamento (pedra) da fé na presença de Jesus no mundo, o representante da justiça de Jesus.





Como chefe da Igreja ele é a ligação entre todos os cristãos. É o portador das chaves – que simboliza a autoridade – que abrem ou fecham as portas do céu. É ainda o ponto de unidade no mundo para todos os que acreditam em Cristo.





O Papa é o sucessor de Pedro e aquele que carrega, além da autoridade, a responsabilidade confiada a Pedro. É o que “preside a caridade” como nos ensina Santo Irineu, é o conciliador da humanidade com o céu. É também o primeiro responsável a continuar mostrando ao mundo o verdadeiro Cristo de Deus lutando contra todas as deturpações que ainda perduram. É o responsável pela salvação do mundo, dos cristãos, até mesmo dos que não aceitam sua autoridade.





O Papa reza pelo mundo e chefia a maior e mais importante instituição que já existiu. É ele que mostra ao mundo o cristo a partir da experiência com o Mestre e com sua justiça no mundo.





É o mediador entre os povos, artífice da paz no mundo atribulado em que vivemos por não conhecer quem é Jesus. É o que vive na presença de Jesus e emite a todos os Filho do Deus vivo.





A fé que a humanidade tem em Cristo depende dessa fé que Pedro adquiriu com sua experiência com Jesus. A fé da humanidade em Cristo depende da responsabilidade de Pedro em exercer o mandato que o Cristo lhe impôs. O mundo ainda prefere o messias político e adaptado aos interesses. O Papa deve transmitir o Filho do Deus vivo que é a realização da Justiça de Deus no mundo.





O discípulo verdadeiro que compreendeu quem é Jesus como Pedro, é aquele que se compromete com a justiça no mundo. A função de Pedro e seus sucessores como fundamento é ajudar o mundo a se comprometer com essa justiça. Paulo, o segundo pilar da Igreja que celebramos nos faz compreender como deve ser a vida comprometida com a justiça de Jesus no mundo.





Boa semana a todos. Deus abençoe!





Image

Por: Diácono Reginaldo Antônio Ghergolet

Um comentário:

  1. "Sobre esta pedra...." Esta é a certeza dos fundamentos da Igreja Católica; sem esta convicção nossa fé é uma construção sobre areia...sem alicerces! Pedro confirmou com seu sangue a escolha de primeiro pastor da Igreja.

    ResponderExcluir